Quem somos

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (Npdov) é uma iniciativa de apoio e incentivo à atividade audiovisual local, através de ações de formação, difusão, qualificação técnica e acesso cinematográfico. O nome é uma homenagem ao ator sergipano Orlando Vieira, uma das principais personalidades do cenário cultural e artístico de Sergipe.

Atuando como espaço democrático, gratuito e acessível a toda sociedade, desempenha ações voltadas para a produção e fomento audiovisual, facilitando o acesso a equipamentos, com oficinas e cursos gratuitos de capacitação, editais e sala de cinema, onde são exibidos filmes sergipanos, nacionais e internacionais. 

O núcleo foi fundado em 2006, através de uma parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Em 2013, torna-se parte integrante da estrutura administrativa da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), a fim de apoiar, difundir e fomentar a produção independente local, a qualificação dos profissionais da área e a democratização do acesso às tecnologias. 

Em 2014, ganha nova sede com a inauguração do Centro Cultural de Aracaju, onde administra a Sala de Exibição Walmir Almeida. Com sessões gratuitas retoma o Cineclube Npdov, além de realizar mostras e festivais, estimulando o público a ver e discutir o cinema.
    Blogger Comment
    Facebook Comment